terça-feira, 16 de julho de 2013

Batuque na Dona Dalva - "As três Marias quando cantam, o Sol e a Lua respondem"!

O grupo de percussão "As Três Marias, o Sol e a Lua", em sua maioria mulheres, donas de casa, com identidade nordestina, moradoras de uma comunidade periférica da capital paulista, nasce das oficinas de percussão, realizadas desde 2006 no Centro Cultural Arte em Construção - Instituto Pombas Urbanas.

Entrada da casa de Dona Dalva.

A partir disso, as oficinas se transformaram em espaços de encontro, o grupo foi trazendo suas experiências de vida que carregam uma bagagem popular muito rica, manifestadas em versos tocados na palma da mão no quintal de casa e nas lembranças de sua infância contadas com gestos e cantigas.

Dona Dalva (desde 2006).
O grupo de percussão As Três Marias, o Sol e a Lua nasce dessa origem, do contato estreito com sua identidade cultural, da manutenção da memória que dá vida ao imaginário popular e rememora elementos importantes que correspondem ao valor simbólico, histórico e cultural do nosso país.

Dona Dita (integrante do grupo).
Churrasco e música popular na casa de Dona Dalva (integrante do grupo).       


O  churrasco organizado pelo grupo "As Três Marias, o Sol e a Lua" teve participações ricas em conhecimento e experiência.


Nega Duda, moradora também do bairro de Cidade Tiradentes, realiza o samba de roda do Recôncavo Baiano, artista de grande importância para o grupo e que de forma generosa e espontânea participou desse encontro com suas músicas. 


Bethi Beli (integrante do grupo Ilu Oba De Min) também tocou no ritmo de Dona Dalva e participou com lindos depoimentos sobre o trabalho do grupo em uma roda de conversa no que foi finalizada com um batuque de primeira na casa de Dona Dalva.



O próximo já esta por vir...!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário